segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

DE SEGUNDA - 5 dicas de como fazer uma verdadeira lista de metas

Bem vindos ao TDQ de segunda!

Hoje é a primeira segunda do ano, dia tradicional de começar a focar nos nossos planos e metas, sendo a primeira do ano, é ainda mais tradicional que a gente dê o play nos planos do ano inteiro hoje. Mas será que você está fazendo isso da melhor maneira?

É fato que não existe exatamente uma maneira de fazer isso, mas sempre fui bem fissurada por esse tipo de organização e sou uma ótima metódica kkk, sendo assim desenvolvi com os anos uma maneira bem específica de gerenciar minhas metas do ano novo e vim hoje compartilhar em uma lista com algumas diquinhas que podem ajudar.

1. Faça uma retrospectiva do seu ano


Não adianta, seu ano só vai começar quando você olhar para o ano que passou e colocá-lo em análise. O que você fez de diferente no ano que passou que te deu orgulho? E o que não deu? Quais foram as suas conquistas? O que você gostaria de manter? E o que você gostaria de deixar no ano que passou? Faça um levantamento do seu ano para descobrir o que você realmente vai querer no ano que está por vir.

2. Categorize suas metas


Não achei uma foto que ilustrasse bem, mas a dica é, não vá colocando tudo que você quer para 2019 e ache que você vai simplesmente conseguir realizar tudo porque não dá pra viver uma vida toda em um ano. Então o que sempre faço é: separo minhas metas em seis categorias (Deus, pessoais, profissionais, relacionamento, família e amigos) e para cada categoria eu estabeleço três metas, já é o terceiro ano que trabalho nessa matemática e funciona super, mas você pode adaptar para como você acha que vai funcionar melhor na sua vida, seja alterando as categorias, seja alterando a quantidade de metas por categorias. O importante é: não encha nada, nem coloque categorias demais, nem coloque metas demais por categoria se não você não dará conta. Outra coisa importante nesse tópico é: não burle nada, se você estabeleceu que serão 7 categorias e 4 metas por categoria isso terá que acontecer igualmente, sem adição de nada, porque essas categorias são baseadas nas coisas importantes que acontecem na sua vida e que você quer viver, se você adicionar mais metas em uma categoria significa que você gastará mais tempo nela durante o ano e isso não é interessante pro equilíbrio da vida e nem das metas kkk.

3. Coloque metas tangíveis


Estava discutindo sobre o significado de tangível dia desses e essa palavra expressa exatamente o que realmente quero definir para suas metas. Tangível é aquilo que você consegue alcançar, assim terão que ser suas metas. Sempre haverá a possibilidade de você não conseguir alcançar determinada meta e também a necessidade de fazer um grande esforço para conseguir alcançá-la, mas o que importa aqui é saber que essa meta pode realmente acontecer no ano presente. Pense bem, ela pode acontecer esse ano? Se sim, pode ser sua meta, se não, coloca como meta algo que talvez você precise fazer para que essa meta aconteça o mais breve possível, entende? Algo pode ser sua meta de vida, mas não será necessariamente sua meta para ESTE ano.

4. Trace um planejamento para sua meta


Planejar é o segredo sempre. Agora que você já sabe todas as suas metas pense como você começará a executá-las... Desde de o primeiro dia. Se a sua meta é fazer uma viagem, comece por pesquisar quanto custará, porque sabendo quanto custará você poderá saber de quanto dinheiro precisa, de quanto precisará economizar, de quando precisará começar a fazer as primeiras reservas e por aí vai. Você precisa traçar um planejamento e desde já dar o primeiro passo, caso contrário a chance de você falhar nessa sua meta é enorme.

5. Escolha um lema


Por fim, escolha um lema para o seu ano. Um lema que te fará não desistir. Um lema que você levará tão a sério que todas as vezes que o repetir fará você voltar para o momento que escreveu todas as coisas que tem escrito agora e te responder o motivo de você as ter escrito. O lema que escolhi para mim no ano de 2019 foi uma lição que aprendi em 2018 (geralmente é assim que seu lema surge) que foi o de ser grato pelas coisas. Pois uma vez que você é grato a Deus por tudo, ele te ajuda a enxergar o sentido de tudo e eu sei que viver dessa maneira mudará o meu 2019.

No mais, desejo a vocês um feliz ano novo, um feliz 2019! Que nesse ano a gente possa se ver ainda mais aqui nesse espaço, nesse blog, que 2019 seja um ano de realizações e metas alcançadas, de sorrisos e alegrias compartilhadas, de muita saúde e sucesso no que almejamos. 

Se tiverem interesse em mais detalhes sobre minhas metas, maneira que organizo, como fisicamente me organizo diariamente e etc, podem deixar nos comentários desse post ou das minhas redes sociais. Amo falar sobre esse assunto sempre haha.

Beijinhos, 
E até breve,
Lulu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário