terça-feira, 29 de julho de 2014

DE TERÇA - Um pouquinho sobre a gente: Meu Curso

Oi gente!!

Hoje vim trazer pra vocês uma coisa que é até bem novidade pra mim, a escolha do meu curso e faculdade. Trouxe pra vocês algumas curiosidades sobre o curso e como foi a minha escolha. Dividi em três fases para ficar bem fácil para vocês se situarem, vamos conferir?

Fase 1 - Escolha
Olha, vou ser bem sincera, existem uma infinidade de cursos que faria, sempre fui daquelas alunas que não tinham matéria preferida sabe? Tinha época que amaaaava Biologia, horas que era apaixonada por Geografia, já tive minha paixão por Matemática e História e outras que era fã de Química e Física, Literatura e Português então? Amava! E Redação nunca saiu da lista de preferidas, muito menos Inglês que fiz durante meu período escolar quase todo. Então definir minha profissão pela minha matéria preferida estava meio fora de cogitação, né? Ok, vamos pra o velho lema: O que você gosta de fazer? Eu gosto de falar! Não falar loucamente, mas discutir e debater assuntos. Também AMO ajudar as pessoas! Outra coisa que gosto de fazer é liderar projetos! Sempre tava a frente do que precisasse na minha turma do colégio, do inglês, no meu grupo de dança, no que precisasse mesmo! Só que tinha um problema, todas essas características se encontravam em um número muito vasto de profissões e o pior, de quase todas as áreas. Mas uma coisa era bastante seletiva pra mim, eu queria porque queria estudar em uma faculdade pública e entrar no mercado de trabalho o quanto antes. 

Fase 2 - Inscrições
Me inscrevi na Federal daqui de Pernambuco, a UFPE, em Geologia, era um curso da área de exatas, que pra quem não sabe, trabalha basicamente com solos desse mundo a fora. Meu avô é geólogo e uma das pessoas que mais admiro na vida, então seguir os passos dele sempre foi visto como um privilégio pra mim, por isso acabei optando por esse curso. Na UPE, a Universidade Estadual daqui de PE tinha dois meios de entrar, pelo sistema seriado, que é uma prova que se faz por cada ano do ensino médio e pelo modo tradicional. A UPE é muito conceituada na área de saúde, e sempre foi uma área que me interessou bastante, mas sempre achei que os únicos cursos que faria dessa área era Medicina ou Enfermagem. E assim foi, optei por colocar no seriado Enfermagem e no tradicional Medicina. Acabou que algumas coisas aconteceram e não pude fazer o tradicional e mais ou menos no mesmo tempo me veio a cabeça que eu não queria o curso de Medicina pra minha vida. No Enem, sistema que você pode se inscrever em Universidades de todos os estados do nosso país coloquei Administração na UFAL, Universidade Federal de Alagoas, sempre foi um curso que simpatizei muito e algumas das pessoas que mais me inspiram o fizeram. 

Fase 3 - Resultado
O primeiro resultado que saiu foi o de Administração, passei! Mas preferi aguarda pelos outros resultados, até para não ter todo aquele prejuízo de mudar de cidade e etc. Segundo resultado: Geologia! Fiquei em oitavo lugar da lista de espera e a esperança era enorme, resolvi esperar mais ainda. Foi então que saiu o último resultado, passei em enfermagem. Confesso que de primeira não fiquei muito empolgada, continuei na dúvida que sempre tive sobre minha profissão. Pra mim é muito complicado focar em algo só, queria de verdade fazer uma série de coisas. Mas depois me orgulhei daquela conquista e resolvi seguir em frente. E até então tem sido a melhor escolha. Minha nota até entrou em Geologia, mas infelizmente por processos burocráticos não pude entrar. Às vezes acho que o Deus fala com a gente pelos nossos destinos e aqui estou roendo todas unhas e ansiosíssima pelo início do meu curso hahaha.



Enfermagem é como a maioria das profissões da área de saúde, existe uma infinidade de especializações para o curso, já criei um carinho todo especial pela Neonatal, sempre quis trabalhar com bebês e essa será uma oportunidade maravilhosa, mas tenho certeza que durante o curso ainda vou ficar bastante indecisa hahaha. Também almejo trabalhar na área de Gestão Hospitalar, que não necessariamente você precisa fazer Enfermagem, mas já dei algumas lidas sobre o assunto, e tendo algum curso na área de saúde facilita muito sua entrada. 
Lembrando que ainda posso mudar muito minhas escolhas, assim como qualquer outro profissional, que muitas vezes mesmo depois de formado e exercendo sua profissão, muda! E sou uma pessoa que não tem medo nenhum, super adoro mudanças hahaha! 

Qualquer dúvida eu to disponível e com o decorrer do curso venho contar mais coisas aqui pra vocês haha! Só sei que estou bastante feliz e ansiosa!! Uhul!!

Me contem se gostaram do post, ta? E me mandem sugestões ou qualquer dúvida!
Beijinhos,
Lulu.

2 comentários:

  1. Muito bacana sua postagem, eu fiquei super em dúvida quando fui escolher o que cursar! ^^

    www.reinodamoda.com.br

    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Jéssica, muito obrigada viu? Acabou escolhendo o que? Beijinhos

      Excluir