quarta-feira, 21 de outubro de 2015

DE QUARTA: Como funciona a doação de sangue?

Oi gente!!

Vim aqui hoje "atualizar" sobre algo que na realidade a maioria já sabe, mas como sei que vai servir de informação nova pra muita gente resolvi continuar chamando de uma atualização.

Queria apresentar pra vocês essa tabelinha aqui:



Deu pra entender muita coisa, né? A tabela mostra como os sangue são aceitos de acordo com o seu tipo, e sim! Existem todos esses tipos e é muito importante que você saiba o seu. Mas aí você me pergunta, mas Lu, eu doou sangue sem saber pra que tipo sanguíneo eu estou doando, bom, o sangue é usado pra muuuuitas coisas dentro de um hospital e de diferentes formas. Por exemplo, as vezes o paciente só está precisando de plaquetas, aí lá no laboratório eles conseguem centrifugar esse sangue pra que seja extraído apenas as plaquetas. Mas na maioria dos casos, os bancos de sangue pedem pra que você doe independente de qual seja o seu tipo porque sempre terá um tipo que se encaixa com o seu, mesmo que não seja o daquela pessoa que você queria ajudar. Temos que pensar que nem sempre todas as pessoas que estão ali precisando de sangue tem família, amigos ou se quer acesso a internet pra fazer uma campanha bem legal pra arrecadação, as vezes elas precisam e não podem nem falar. Por isso é tão importante quem puder está sempre doando.

Quem puder? É, infelizmente não são todas as pessoas que estão aptas a realizar essa ação que salva tanta gente. Apesar da retirada ser algo simples, biologicamente a doação de sangue é algo muito complexo por nosso corpo e por isso é preciso que se tome todas as precauções possíveis. No meu caso, sou pré-anêmica, minha taxa de ferrentina nunca está normal o suficiente para que eu possa doar, tem também os que fizeram tatuagem ou piercing a pouco tempo, os que não tem mais do que 50kg, os que ingeriram drogas lícitas ou ilícitas em um período de menos de 24h, entre tantas restrições que você precisa pesquisar para realizar está ação.

Mas eis o apelo que hoje eu venho te fazer, se você realmente for apto, faça isso. Eu posso te jurar que tem muita gente precisando. Faça isso por essas pessoas. Faça isso por mim. Faça isso por você. Afinal todo bem que a gente faz sem olhar a quem volta em dobro, pode ter certeza!

Já teve essa experiência? Então deixa aqui nos comentários pra que a gente possa trocar ideias! Vou adorar!

Até o próximo, 
Lulu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário